Conclusão


  
O declínio das capacidades físicas e as modificações fisiológicas resultantes do envelhecimento são aspectos fundamentais para a elaboração de programas de exercícios para idosos. Viu-se que os objectivos desses programas deverão estar directamente relacionados com as alterações resultantes do processo de envelhecimento, assim as metas associadas à prática de exercícios deveriam ser: melhoria da qualidade de vida, adiamento das alterações fisiológicas, melhoria das capacidades motoras e benefícios sociais, psicológicos e físicos.


A Hidroginástica apresenta-se como uma modalidade segura e que proporciona inúmeros benefícios, esses benefícios estendem-se não apenas à parte física, como também em aspectos emocionais e sociais que nessa faixa etária ficam muito lesados devido às dificuldades resultantes da idade.


Em suma, com a prática de qualquer actividade física, a terceira idade tornar-se-à mais “útil”, com mais esperança e vontade de viver, mais auto-estima, com maior vitalidade e disposição, tornando-se seres mais saudáveis, sociáveis e felizes.