Hidroginástica


O verdadeiro conceito da modalidade de hidroginástica deve ser entendido como um exercício aeróbico feito em piscinas, que tem como objectivo a manutenção preventiva da saúde, realizando-se um conjunto de exercícios aquáticos praticados predominantemente na vertical.

Segundo (Sharkey, 1998), estes exercícios facilitam o movimento, a condição física e o treino de força sem um elevado impacto articular.

Segundo (Boutcher, 1993) pode-se esperar que o exercício físico aquático produza reacções fisiológicas diferentes do que ao ar livre, devido ao efeito hidrostático da água nos sistemas cardio-respiratórios como a capacidade de intensificar a perda de calor comparada ao ar livre. A hidroginástica, apresenta uma menor tendência em provocar lesões e traumatismos em relação as actividades desenvolvidas fora da água, como consequência do efeito da flutuação do corpo, facilitando dessa forma, até a participação de indivíduos menos capacitados no caso.

(Wilmore, 1986) relata que a hidroginástica pode ser considerada como uma actividade onde se soma o trabalho de musculação com o trabalho aeróbico mais a massagem. A água faz com que o praticante de hidroginástica se sinta mais leve, com aproximadamente 20 % do seu peso real, proporcionando assim uma melhor e mais fácil movimentação. Na água quase não há impacto nas articulações do corpo porque elas ficam protegidas de eventuais desgastes.

A hidroginástica é uma actividade que utiliza a água para melhorar os cinco componentes da capacidade física: capacidade aeróbica, força muscular, resistência muscular, flexibilidade e composição corporal. “Levantar uma caixa, puxar e empurrar um móvel, todas estas actividades exigem que alguns músculos façam força ao mesmo tempo”. (SOVA, 1998)

A principal razão do seu sucesso é a flutuabilidade da água que facilita os movimentos, diminui o impacto e reduz o peso corporal, aliviando a tensão nas articulações. (SOVA, 1998)

A hidroginástica é uma óptima actividade para quem quer ficar em forma independente da idade. Também é recomendada para quem possui algumas limitações como a obesidade e problemas articulares, entre outros, que impeçam a prática de outros tipos de exercícios. Por isso torna-se bastante indicada para a 3ª idade. Proporciona benefícios terapêuticos efectivos para os idosos, é uma actividade praticada num ambiente descontraído e confortável, a água, o que proporciona prazer, relaxamento e bem-estar físico e mental. “A actividade física actua de forma benéfica nesta fase, contribuindo para a libertação das tensões e estados de insegurança através da aquisição de novos valores” (RAUCHBACH, 2001)

É importante destacar que, a actividade de hidroginástica vai ajudar não só os aspectos físicos, mas principalmente, os aspectos sociais e psicológicos do indivíduo idoso. “O exercício aumenta o seu bem-estar emocional, aparência, prazer de viver e auto-estima” (SOVA, 1998)